terça-feira, 25 de outubro de 2011

A quem temos imitado?

Ref. Ef 5.1 Mt 5.48 Ef 4.32 

   Estive esses dias em um local e ouvindo o que aquela irmã me falava algo tão comum que temos visto todos os dias e passa por despercebido aos nossos olhos, o quanto temos imitado. É o cabelo do jogador de futebol, é a roupa que o ator global está vestindo, as pulseiras coloridas, penteados e decotes ousados usados pelas famosas e por ai vai. Temos visto vários tipos de imitadores, que copiam e tentam de todas as formas chegar o mais próximo possível de quem imitam, buscando a perfeição da imitação barata do famoso que muita das vezes nunca o viu de perto e o mesmo renega a existência do imitador. Os esforços são diversos nessa busca desenfreadas de fazer aquilo que o outro faz, mudança no visual, hábitos, comportamentos, uma verdadeira redefinição de identidade baseada em um ser fabricado para vender e criar o desejo consumista no imitador em busca da falsa perfeição do copiar o ídolo. 
    Essa imitação acontece em todos os seguimentos da sociedade, não só no meio secular, mas também no meio cristão, infelizmente o que mais temos visto são copias e muitas reproduções defeituosas de tudo o que vemos no secular trazido para dentro das igrejas. Criando representações do que já são representados todos os dias por personalidades que não são aquilo que demonstram ser, personagens criados para venderem imagens de bonzinhos ou de grandes malvados criando assim uma marca registrada da personalidade construída para uma venda desenfreada de produtos ligados ao seu estilo de apresentar-se ao mundo e que muitas das vezes quando acontecem mortes inesperadas do personagem ou do ator fica uma grande interrogação e cria-se o mito da mascara representada para a eternidade do próximo ídolo pop. 
    Infelizmente o que menos vemos são imitadores de Cristo, que seguem o modelo deixado por Ele para ser seguido, pessoas que se desponham a imitá-lo fielmente tornando-se assim sua copia, imagem e semelhança. Como podemos ver no texto em Ef 5.1 "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave". Deveríamos buscar a perfeição que Deus tem nos mostrado através de suas revelações aos seus apóstolos, para que possamos viver uma vida de fidelidade e aperfeiçoamento de santificação no intuito de chegarmos ao que Ele deseja de nós. Mt 5.48 "Pois sede vós perfeitos, como vosso Pai que está nos céus é perfeito". 
    E o que seria ao certo o desejo de nosso pai ao dizer que deseja que sejamos perfeitos? Sabemos que perfeito só o nosso Deus e que somos pecadores, mas isso nos dá o direito de não buscarmos a perfeição e viver no pecar, pecar e perca e pedir perdão? Em Ef 4.32 ele nos dá uma ideia do que Ele deseja que façamos: "Antes, sede benignos uns com os outros, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como Deus também vos perdoou em Cristo". Que possamos seguir o exemplo de Cristo, buscar ser imitadores dEle, ser a copia que Ele sempre desejou em seu coração quando fez o homem a sua imagem e semelhança, o que falta verdadeiramente é o viver debaixo da providencia do Senhor e abolir o mundo de nossas vidas, é nascer verdadeiramente de novo e buscar sempre dentro das expectativas de Deus e não nossas fazer a sua vontade. Que Deus os abençoe e traga a luz da sua palavra a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário